O QUE FAZEMOS
Uma empresa pode ser vista como uma máquina. Uma máquina, de qualquer tipo, serve para um propósito, por meio da função que exerce.
Ela é composta por engrenagens, parafusos e diversas peças essenciais para seu funcionamento. Além de seus componentes essenciais, as máquinas, por mais autônomas que sejam, ainda precisam de alguém que a opere, ou pelo menos dê o comando para que ela inicie.
As engrenagens devem rodar de forma lisa, se encaixando perfeitamente, impulsionando e auxiliando umas às outras. Vamos utilizar essa analogia para explicar nossa forma de trabalho.
DIAGNÓSTICO
Levantamento
Esse é o primeiro contato diretamente com o processo produtivo da empresa. Além da missão, visão e valores, queremos nos aprofundar em como as coisas acontecem internamente. Essa etapa é marcada por estudos abrangentes, observando os maiores gargalos e desafios, através do levantamento de dados, pesquisas internas, benchmarking, entre outras metodologias de análise. Assim, teremos visão do panorama geral da empresa, possibilitando a identificação de fatores secundários que interferem na maximização da eficiência.
Análise Setorial
Após a visão macro do contexto, partimos para o olhar microscópico. Nesta etapa, identificamos as raízes dos desafios: os porquês e onde se iniciam. Procuramos as deficiências de cada setor e identificamos as prioridades, dando enfoque aos setores cuja eficiência está defasada perante os outros, ou que tenha grande influência nos indicadores.
Remontando à analogia da máquina, nessa etapa estudamos cada engrenagem, ou seja, os setores/departamentos da empresa, sua função, necessidade, eficiência.
Análise de Colaboradores
Os colaboradores são os parafusos das engrenagens, se um parafuso está solto ou quebrado, as engrenagens já não funcionam em eficiência total, desenrolando um processo em cadeia que diminui a funcionalidade da máquina, como um todo.
Por isso, cada pessoa é importante dentro da empresa. Analisamos a cultura da empresa e como isso se espelha no comportamento dos colaboradores. Investigamos os índices de rotatividade e a política de contratação; indicadores que influenciam diretamente a cultura empresarial.
Cadeia de Relacionamentos
A compreensão da cadeia de relacionamentos dentro da empresa é de extrema importância pois assim identificamos quais setores possuem mais dependência e proximidade. Aqui, identificamos o posicionamento das engrenagens. É importante que exista hierarquia e delimitação de funções para que haja autonomia de cada parafuso e confiança no processo.